segunda-feira, 26 de março de 2007

Cenáculo Nacional

Nos dias 29 e 30 de Setembro de 2001 Caminheiros/Companheiros vindos de diferentes pontos do país reuniram-se pela primeira vez em Cenáculo na Região de Aveiro, iniciava-se assim o 1º Ciclo de Cenáculo Nacional. Agora, o Cenáculo que foi um sonho de muitos, acaba de entrar no seu 5º Ciclo.
Porque em Cenáculo tudo o que tem um fim tem um novo principio, o 5º Ciclo veio marcar o final do 4º Ciclo, mas também um novo começo. Alguns participantes deste 4º Ciclo entraram para Equipa Projecto renovando-a, e por outro lado novos Caminheiros/Companheiros aceitaram o desafio de representarem as suas Regiões/Núcleos e de fazerem Cenáculo, ocupando o lugar por onde já passaram muitos Caminheiros/Companheiros ao longo de quatro Ciclos.
Embora exista um novo principio, um novo começo, o compromisso que convidamos os participantes a assumir é o mesmo que foi estabelecido em 2001, o compromisso de participar, reflectir, propor…transformar!
Nestes últimos quatro ciclos, foram muitos os Caminheiros/Companheiros que aceitaram o desafio debatendo vários temas e alcançando importantes conclusões. O Cenáculo cresceu, chegando a mais Regiões/Núcleos e por isso a mais Caminheiros/Companheiros.
Tal como ontem, o Cenáculo continua hoje a assumir-se como Escola de Participação onde poderão adquirir-se competências para uma melhor participação dentro e fora da nossa associação; continua também a assumir-se como um espaço de fórum ao qual o DNIV e o DNPE poderão recorrer sempre que queiram ouvir os Caminheiros/Companheiros sobre temas de relevante interesse para o CNE, sendo por isso uma verdadeira ferramenta ao serviço da IVª Secção.
Pretendemos que este 5º Ciclo à semelhança dos outros, seja um ciclo de verdadeiro intercâmbio de ideias e projectos e também que o envolvimento dos Caminheiros/Companheiros na dinâmica de Cenáculo os leve uma vez mais a escolherem e a assegurarem valores para o futuro que está sempre tão próximo.
O 5º Ciclo é a manifestação do presente, representa o Cenáculo de Hoje e por isso este é o momento de Caminhar. Mas caminhar para onde?




Em 2007 celebram-se os 100 anos do Escutismo, recordando que foi em 1907 que Baden-Powell acampou pela primeira vez em Brownsea com quatro patrulhas de jovens. Sendo este o Ciclo que atravessa as celebrações do Centenário consideramos importante e acreditamos ser possível que só conhecendo o passado poderemos valorizar o presente e desenhar o futuro. É esse o convite que fazemos aos participantes, que caminhem connosco através do tempo para que assim juntos possamos transformar o futuro.
O Centenário do Escutismo levanta várias questões que se configuram como importantes neste movimento escutista que nos últimos 100 anos se espalhou por 216 países e tantos outros territórios.
Neste lapso de tempo o mundo e a sociedade viveram importantes transformações com reflexos directos no Movimento, no C.N.E. e sobretudo na IV Secção. Alicerçar o presente para lançar o futuro começa por perceber as mudanças que efectuámos, suas motivações e as suas pretensões. São estas e outras respostas que irão ser procuradas neste Ciclo, pois o Centenário é momento de celebração mas também de reflexão.
Assim o tema escolhido para este 5º Ciclo é “100 Tempos”, porque celebramos 100 tempos de Escutismo; porque vivemos numa sociedade que mesmo sem tempo precisa de reflectir, partilhar, viver.

Sempre Alerta para Servir
A Equipa Projecto 5º Ciclo

Sem comentários: